O manual completo do tratamento de piscinas MULTCLOR foi especialmente desenvolvido para pessoas que desejam manter a sua piscina cristalina e saudável de maneira prática, simples e econômica. A metodologia utilizada nesse manual permite ao leitor a fácil compreensão e rápida utilização dos conceitos simples aqui apresentados.

Esperamos que esse manual possa ser útil e que a piscina possa ser desfrutada com o mínimo de esforço e o máximo de alegria e diversão.

Antes de iniciar o tratamento, é fundamental a determinação do volume de água da piscina. A tabela abaixo explica como fazer o cálculo.

ÁGUA LIMPA

Cristalina e transparente. Isenta de sujidades físicas aparentes.

ÁGUA BALANCEADA

Quimicamente equilibrada, proporciona maior conforto aos banhistas, evita a irritação dos olhos e mucosas nasais, protege os equipamentos metálicos contra corrosão precoce e confere eficiência máxima ao processo de clarificação e purificação da piscina.

ÁGUA SAUDÁVEL

Segura, livre de microorganismos, odores desagradáveis, protegida contra bactérias e outros contaminantes.

Água limpa é obtida através do tratamento físico da água que consiste nos processos de filtração, aspiração, peneiração, escovação, limpeza dos cestos de pré-fi ltros e bordas.
  • Filtração
O processo de filtração é responsável por reter partículas insolúveis e outras sujidades no filtro. A água deverá ser filtrada pelo menos 6 horas diárias ou de acordo com as especificações do fabricante.
  • Aspiração
A aspiração consiste na remoção da sujeira que se acumula no fundo da piscina, através de um equipamento aspirador. Para essa operação, utiliza-se o CRISTALIZADOR DE PISCINAS MULTCLOR, que reúne em um único produto as funções de clarificante, decantador e auxiliar de filtração. Pode-se aspirar filtrando, onde a água aspirada passa pelo filtro e retorna para a piscina ou aspirar drenando, onde a água aspirada com sujidade pesada é descartada no esgoto.
  • Peneiração
Basicamente utilizada para remoção de materiais em suspensão, tais como, folhas e outros detritos, evitando-se assim o entupimento e saturação do filtro.
  • Escovação
A escovação das paredes e do fundo da piscina remove as sujidades impregnadas mantendo o aspecto de limpeza e boa conservação.
  • Limpeza dos cestos pré-filtros
Os cestos pré-filtros devem ser limpos semanalmente. Protegem e garantem a eficiência de sucção da moto bomba.
  • Limpeza de bordas
As bordas da piscina devem ser limpas freqüentemente com BORDA CLEAN MULTCLOR, pois é um detergente com baixo teor de espuma, pH controlado e especialmente formulado para limpar profundamente as bordas de piscinas com máxima eficácia. Combina perfeitamente praticidade com alta qualidade, eliminando sujidades que servem de abrigo e alimento para todas as espécies de microorganismos, além de devolver o aspecto de beleza e limpeza à borda da piscina.

A água da piscina pode ser considerada quimicamente balanceada quando a Alcalinidade Total, o pH e a dureza cálcica estiverem dentro das faixas ideais e em equilíbrio entre si.

Alcalinidade Total

A Alcalinidade Total é a soma das concentrações de diversos sais alcalinos dissolvidos na água. Esses sais reagem com ácidos, neutralizando-os, tornando assim o pH instável. Quando a Alcalinidade Total estiver abaixo de 100 ppm, a piscina estará sujeita a apresentar corrosões nos equipamentos metálicos e instabilidade do pH.

Quando a Alcalinidade Total estiver acima de 120 ppm, a piscina estará sujeita a apresentar incrustações, turbidez e elevação brusca no pH. A faixa ideal da Alcalinidade Total está entre 100 e 120 ppm.

Como elevar a Alcalinidade Total

Para elevar a Alcalinidade Total, utilizar a FITA TESTE “3 EM 1” MULTCLOR e verificar na tabela abaixo a quantidade necessária de ELEVADOR DE ALCALINIDADE MULTCLOR a ser utilizado.Dissolver previamente o produto em recipiente plástico com água da própria piscina e aplicar uniformemente sobre toda a superfície da piscina.Filtrar de 6 a 12 horas (ou de acordo com as instruções do fabricante), medir novamente a alcalinidade. Se necessário repetir o procedimento.

Quantidade(g) de ELEVADOR DE ACALINIDADE MULTCLOR para elevar a Alcalinidade Total em:
Volume de água em litros 10 ppm 20 ppm 40 ppm 60 ppm 80 ppm 10 ppm
1.000L 15 g 30 g 60 g 90 g 120 g 150 g

Como reduzir a Alcalinidade Total

Para reduzir a Alcalinidade Total, utilizar a FITA TESTE “3 EM 1” MULTCLOR e verificar na tabela abaixo a quantidade necessária de REDUTOR DE pH E ALCALINIDADE MULTCLOR a ser utilizado.Dissolver previamente o produto em recipiente plástico com água da própria piscina e aplicar cuidadosamente a quantidade indicada em um único ponto ou alguns pontos da piscina, longe das paredes.

 

Filtrar de 6 a 12 horas (ou de acordo com as instruções do fabricante), medir novamente a alcalinidade. Se necessário repetir o procedimento.

Quantidade(g) de REDUTOR DE pH e ALCALINIDADE MULTCLOR para reduzir Alcalinidade total em:
Volume de água em litros 10 ppm 40 ppm 75 ppm
1.000 L 24 g 60 g 96 g

pH

O pH (potencial de hidrogênio) é uma medida que informa se a água está ácida (pH baixo), neutra (pH = 7,0) ou alcalina (pH alto).

A escala de pH varia de 0 à 14,0. Quando o pH estiver baixo (abaixo de 7,4), poderá ocorrer a rápida degradação do cloro (comprometendo sua ação desinfetante e aumentando sua demanda), corrosão de superfícies metálicas, irritação dos olhos e enrugamento de piscinas de vinil. Quando o pH estiver alto (acima de 7,6), poderá ocorrer a redução da eficácia do cloro (comprometendo sua ação desinfetante), formação de incrustações, irritação dos olhos e turvação da água.

Em piscinas, o pH deve ser mantido entre 7,4 e 7,6. Manter o pH dentro da faixa ideal proporciona maior conforto aos banhistas, efi caz desempenho dos produtos químicos no processo de desinfecção da água e segurança para os equipamentos metálicos.

Como elevar o pH

Para elevar o pH, utilizar a FITA TESTE “3 EM 1” MULTCLOR e verificar na tabela abaixo a quantidade necessária de ELEVADOR de pH a ser utilizado. Dissolver previamente o produto em recipiente plástico com água da própria piscina e aplicar uniformemente sobre toda a superfície da piscina.Filtrar de 6 a 12 horas (ou de acordo com as instruções do fabricante), medir novamente o pH.Se necessário repetir o procedimento.

DOSAGEM RECOMENDADA
Quantidade aproximada de ELEVADOR DE pH MULTCLOR para elevar o pH para 7,5
 pH inicial  Em Alcalinidade total inicial= 80 ppm Em Alcalinidade Total inicial= 120 ppm
6,4 46 g/m³ 74 g/m³
6,6 38 g/m³ 61 g/m³
6,8 30 g/m³ 48 g/m³
7,0 21 g/m³ 34 g/m³
7,2 13 g/m³ 21 g/m³

Como reduzir o pH

Para reduzir o pH da água, utilizar a FITA TESTE “3 EM 1” MULTCLOR e verificar na tabela abaixo a quantidade necessária de REDUTOR de pH e ALCALINIDADE MULTCLOR a ser utilizado. Dissolver previamente o produto em recipiente plástico com água da própria piscina e aplicar cuidadosamente a quantidade indicada em um único ponto ou alguns pontos da piscina, longe das paredes. Filtrar de 6 a 12 horas (ou de acordo com as instruções do fabricante), medir novamente o pH.
Se necessário repetir o procedimento.

DOSAGEM RECOMENDADA
Quantidade aproximada de REDUTOR DE pH e ALCALINIDADE MULTCLOR para reduzir o pH para 7,5
 pH inicial  Em Alcalinidade Total inicial = 80 ppm  Wm Alcalinidade Total inicial = 120 ppm
 7,8  7 g/m³  10 g/m³
 8,0  12 g/m³  16 g/m³
 8,2  17 g/m³  23 g/m³
 8,4  20 g/m³  29 g/m³
 8,6  25 g/m³ 35 g/m³

Dureza Cálcica

A Dureza Cálcica é representada pela soma das concentrações de diversos sais de cálcio dissolvidos na água. Esses sais se combinam com a alcalinidade e dependendo do pH podem formar compostos insolúveis que causam diversos problemas.

Quando a Dureza Cálcica estiver abaixo de 200 ppm, além de apresentar opacidade, a piscina estará sujeita a corrosões nos equipamentos metálicos e em materiais que contenham cálcio, como argamassa dos rejuntes, cimento, cal, gesso, etc.

Quando a Dureza Cálcica estiver acima de 400 ppm, a piscina estará sujeita a apresentar incrustações calcáreas nos aquecedores e demais superfícies, turbidez da água, além de diminuir a eficiência do desinfetante. A faixa ideal da Dureza Cálcica em piscinas está entre 200 e 400 ppm.

Como elevar a Dureza Cálcica

Para elevar a Dureza Cálcica, utilizar medidor apropriado e verificar na tabela abaixo a quantidade necessária de ABRILHANTADOR MINERAL CÁLCICO MULTCLOR a ser utilizado. Dissolver previamente o produto em recipiente plástico com água da própria piscina e aplicar uniformemente sobre toda a superfície da piscina. Filtrar de 6 a 12 horas (ou de acordo com as instruções do fabricante), medir novamente a Dureza Cálcica. Se necessário repetir o procedimento.

Quantidade (g) de ABRILHAMENTADOR MINERAL CÁLCIO MULTCLOR para elevar a Dureza Cálcica em:
Volume de água em litros 10 ppm 20 ppm 40 ppm 60 ppm 80 ppm 100 ppm
1.000 L 25 g 50 g 100 g 150 g 200 g 250 g

Como reduzir a Dureza Cálcica

Quando a Dureza Cálcica estiver acima da faixa recomendada,(causando problemas no balanceamento da alcalinidade total e do pH), deve-se reduzi-la por meio de descarte e reposição de água. O processo é simples e pode ser realizado em etapas, de preferência durante o processo de aspiração ou retrolavagem do filtro na posição de drenagem. Para calcular a quantidade de água a ser reposta siga a fórmula abaixo:

VR = VP X (ppm de dureza atual – ppm de dureza final desejada)
(ppm de dureza atual – ppm de dureza da água de reposição)

Onde:
VR = volume de água a ser utilizada na reposição
VP = volume de água da piscina

Água saudável é sinônimo de saúde e vida!

É considerada saudável por ser isenta de microorganismos,bactérias, materiais orgânicos e outros contaminantes que causam vários tipos de doenças, reduzem a eficiência da desinfecção e aceleram a deterioração da água, causando cores e odores desagradáveis. Água saudável é obtida através do tratamento químico da água que consiste nos processos de Oxidação e Desinfecção.

Oxidação

O processo de oxidação consiste em “queimar” ou destruir quimicamente contaminantes orgânicos e inorgânicos mortos durante o processo de desinfecção, assim como as cloraminas que causam irritação aos olhos e cheiro forte de cloro na água. Cloraminas ou “cloro combinado” são formados através da combinação do cloro livre com compostos amoniacais expelidos pelos banhistas ou trazidos pelo meio ambiente. A oxidação deve ser realizada regularmente com o SOS SHOCK O² MULTCLOR, pois promove eficiência máxima e economia do agente desinfetante além de restaurar o brilho cristalino original da água. O SOS SHOCK O² MULTCLOR é um poderoso oxidante para piscinas, extremamente eficiente em uso semanal.

Utiliza tecnologia exclusiva Poder Shock O² do oxigênio ativo, proporcionando água pura, saudável e cristalina. Sua formulação completa, combina perfeitamente praticidade com alta qualidade, através das funções: de oxidação de choque, desinfecção, algistático, clarificante e auxiliar de filtração.

Oxidação com SOS SHOCK O² MULTCLOR

Utilizar a FITA TESTE “3 EM 1” MULTCLOR para analisar e se necessário ajustar a Alcalinidade Total e o pH para as faixas recomendadas. O produto SOS SHOCK O² MULTCLOR deverá ser utilizado semanalmente, no início ou reinício do tratamento, antes mesmo da utilização de um dos cloros orgânicos oxigenados MULTCLOR. Adicionar de 10 a 15 g/m³ (10 a 15 gramas por 1.000 litros de água, dependendo da necessidade). Dissolver previamente o produto em recipiente plástico com água da própria piscina e aplicar uniformemente sobre toda a superfície da piscina. Filtrar de 6 a 12 horas (ou de acordo com as instruções do fabricante).O uso da piscina será permitido após 30 minutos da aplicação do produto.

Desinfecção

O processo químico de desinfecção ou purificação da água da piscina, consiste na aplicação de cloro para o combate e eliminação das bactérias, microorganismos e demais contaminantes que poluem e degradam a água. Com alto poder bactericida e sanitizante, o cloro é o produto mais eficiente e versátil utilizado em desinfecção de piscinas porque garante água saudável e sem riscos para os banhistas durante todo o tempo através do residual de cloro livre.Cloro livre é a medida da eficácia sanitizante do cloro disponível que permanece ativo na água. A faixa ideal de cloro livre a ser mantida na água da piscina é de 1 a 3 ppm. Os cloros orgânicos oxigenado MULTCLOR são os principais agentes desinfetantes do tratamento de piscinas. Extremamente eficientes,são compostos de cloro orgânico estabilizado oxigenado que purifi cam a água da piscina, tornando-a cristalina e protegida contra bactérias e outros contaminantes por muito mais tempo.O cloro orgânico oxigenado MULTCLOR utiliza tecnologia exclusiva do Poder Shock O² do oxigênio que garante experiência incomparável de proteção e limpeza através de suas múltiplas ações: Desinfetante, Oxidante, Algistático e Clarificante.

Desinfecção com cloro orgânico estabilizado oxigenado

O CLORO ORGÂNICO ESTABILIZADO OXIGENADO é patenteado com formulação exclusiva da MULTCLOR. Reúne a eficiência desinfetante do cloro orgânico estabilizado com o poder oxidante do oxigênio ativo em um único produto com vantagens significativas.
• Garante eficácia máxima para o desinfetante
• Combate cloraminas e odores irritantes, pois potencializa a
eficácia oxidante
• Não altera o pH e a Alcalinidade Total da água
• Seguro para todos os tipos de piscinas
• Fácil manuseio e aplicação
Com a adição de oxigênio ativo, o poder oxidante e desinfetante do cloro é potencializado consideravelmente. O poder de oxidação do oxigênio é cerca de quarenta vezes mais forte e mais rápido que o ácido hipocloroso (verdadeiro agente desinfetante do cloro). A proporção de oxigênio ativo agregada ao cloro determinará o coeficiente de eficiência e potência do novo composto oxigenado.
O cloro orgânico oxigenado MULTCLOR está disponível em três versões:

• CLORO ORGÂNICO OXIGENADO SUPREME MULTCLOR
• CLORO ORGÂNICO OXIGENADO ACTION MULTCLOR
• CLORO ORGÂNICO OXIGENADO TABLETES MULTCLOR

Qualquer que seja a versão de purificador utilizado e o sistema de cloração adotado, a análise de residual de cloro livre deve ser feita diariamente com a FITA TESTE “3 EM 1” MULTCLOR.
Sempre que os resultados revelarem residuais de cloro livre fora da faixa ideal de 1 a 3 ppm, ajustes devem ser feitos na dosagem ou nos dosadores flutuantes, para que a faixa ideal seja atingida. Abaixo segue tabela de parâmetros e dosagens para o cloro orgânico oxigenado MULTCLOR.

CLOROS pH ideal Alcalinidade ideal Quantidade
Cloro Orgânico Oxigenado Supreme Multclor 7,4 a 7,6 100 a 120 ppm 2 g/m³
Cloro Orgânico Oxigenado Action Multclor 7,4 a 7,6 100 a 120 ppm 3 g/m³
Cloro Orgânico Oxigenado Tabletes Multclor 7,4 a 7,6 100 a 120 ppm 200 g/30m³

O tratamento de piscinas MULTCLOR foi desenvolvido com foco na ciência da simplicidade, buscando sempre a melhoria na qualidade de vida. Manter a água da piscina limpa e saudável deve ser tarefa simples e prazerosa. Apresentamos aqui de maneira clara e objetiva a versão simplificada do tratamento de piscinas MULTCLOR:

TABELA DE PARÂMETROS RECOMENDADOS
Análise Faixa ideal Analisador Para elevar Para reduzir
 Alcalinidade Total  100 a 120 ppm  Semanalmente  Elevador de Alcalinidade MULTCLOR  Redutor de pH e Alcalinidade MULTCLOR
 pH  7,4 a 7,6  Diariamente  Elevador de pH MULTCLOR  Redutor de pH e Alcalinidade MULTCLOR
 Cloro livre  1 a 3 ppm  Diariamente  Ajustar a dosagem de cloro conforme resultado da análise

I – Início do tratamento

● Utilizar a FITA TESTE “3 EM 1” MULTCLOR para analisar a Alcalinidade Total e o pH, ajustá-los respectivamente seguindo as faixas recomendadas na tabela de parâmetros.
● Aplicar o tratamento SOS SHOCK O² MULTCLOR e filtrar continuamente de 4 a 8 horas. Repetir o procedimento após 12 horas em caso de clarificação insuficiente.
● No dia seguinte iniciar a cloração com o purificador MULTCLOR de sua escolha:

– CLORO ORGÂNICO OXIGENADO SUPREME MULTCLOR
– CLORO ORGÂNICO OXIGENADO ACTION MULTCLOR
– CLORO ORGÂNICO OXIGENADO TABLETES MULTCLOR

II – Manutenção diária

● Analisar o residual de cloro livre e o pH, conforme as faixas descritas na tabela de parâmetros.
● Se houver a necessidade de corrigir o pH, faça-o utilizando os produtos recomendados.
● Em seguida, com base na leitura da análise do residual de cloro, utilizar um dos purificadores MULTCLOR ajustando a dosagem para sempre manter o residual de cloro livre dentro da faixa de 1 a 3 ppm.
Para a limpeza das bordas da piscina, utilize o produto BORDA CLEAN MULTCLOR.

III – Manutenção complementar

● Utilizar o poderoso ALGICIDA GRANULADO MULTCLOR no combate a todos os tipos de algas que poluem furtivamente a água da piscina.
● Desfrute da comodidade do ELIMINADOR DE OLEOSIDADE GRANULADO MULTCLOR para retirar a oleosidade provocada por bronzeadores solares deixada pelos banhistas.
● Em casos de turbidez severa, aplique o inovador CRISTALIZADOR GRANULADO MULTCLOR para resultado cristalino, rápido e prático.
● Conte com o exclusivo sequestrante de metais METAL FREE MULTCLOR para resolver problemas provenientes de metais dissolvidos na água causadores de manchas indesejáveis.
● Para restaurar o brilho original da água, utilize regularmente o ABRILHANTADOR MINERAL CÁLCICO MULTCLOR.

Sintoma Descrição Causa provável 1 – Solução
2 – Prevenção
Infecções diversas nos banhistas Ocorrência de micose na pele, conjuntivites, atiles, pés-de-atleta, etc. Presença de micro organismos devido a ausência ou insuficiência de cloro 1-Oxidação de choque com SOS Shock O² MULTCLOR com dosagem extra
2-Manter o residual de cloro sempre de 1 a 3 ppm e aplicar semanalmente o SOS Shock O² MULTCLOR
Animais mortos Animais pequenos encontrados mortos na água da piscina Super cloração de 50 ppm utilizando um dos cloros orgânicos oxigenados MULTCLOR
Larvas e insetos na piscina Larvas e insetos encontrados mortos ou vivos na água da piscina 1- Oxidação de choque com SOS Shock O² MULTCLOR com dosagem extra.
2-Manter o residual de cloro sempre de 1 a 3 ppm e aplicar semanalmente o SOS Shock O² MULTCLOR
Água sem brilho Água sem brilho e com aparência opaca Falta de sais mineiras essenciais  1-Utilizar o ABRILHANTADOR MINERAL CÁLCICO MULTCLOR, seguindo as instruções da embalagem
2-Manter o residual de cloro sempre de 1 a 3 ppm e aplicar semanalmente o SOS SHOCK O² MULTCLOR
Água turva e esverdeada  Esverdeamento da água, turbidez e escurecimento das juntas dos azulejos Desenvolvimento de algas devido a ausência ou insuficiência de cloro; desenvolvimento de micro organismos  1-Oxidação de choque com SOS SHOCK O² MULTCLOR e escovar as paredes para garantir a penetração de ação do produto.
2-Manter o residual de cloro sempre de 1 a 3 ppm e aplicar semanalmente o SHOCK O² MULTCLOR
Cheiro forte de cloro  Irritação dos olhos, pele e mucosas, cheiro irritante de cloro  Presença de cloraminas e outros contaminantes; oxidação insuficiente 1-Oxidação de choque com SOS SHOCK O² MULTCLOR
2-Manter o residual de cloro sempre de 1 a 3 ppm e aplicar semanalmente o SOS SHOCK O² MULTCLOR
 Água extremamente irritante aos olhos, pele e cabelo Os olhos ficam vermelhos, irritação da pele e cabelos Alcalinidade Total e pH fora das faixas recomendadas; possível presença de cloraminas e/ou oxidação insuficiente  1-Utilizar a FITA TESTE 3 EM 1 MULTCLOR, corrigir a alcalinidade total e o PH. Oxidação de choque com SOS SHOCK O² MULTCLOR.
2-Analisar a água com maior frequência. Aplicar semanalmente o SOS SHOCK O² MULTCLOR.
Água cristalina ou turva com cor avermelhada, acinzentada ou verde azulada  Água apresenta cores e manchas diversas  Presença metais de dissolvidos na água como por exemplo: ferro, manganês ou cobre  Utilizar o METAL FREE MULTCLOR, seguindo as instruções de embalagem
 Água com excesso de turbidez  Água turva esverdeada, com partículas suspensas, mesmo após oxidação e cloro ok.  Alcalinidade Total e pH fora das faixas recomendadas; filtração / floculação insuficiente.  1-Utilizar a FITA TESTE 3 EM 1 MULTCLOR, corrigir a alcalinidade total e o pH. Oxidação de choque com SOS SHOCK O² MULTCLOR.
2-Utilizar o CRISTALIZADOR MULTCLOR regularmente, nunca utilizar sulfato de alumínio
 Corrosão de metais  Os metais submersos mostram sinais de corrosão, causam manchas nas paredes ou dão cor à água pH muito baixo  1-Utilizar o METAL FREE MULTCLOR, seguindo as instruções da embalagem.
2-Utilizar a FITA TESTE 3 EM 1 MULTCLOR, corrigir a alcalinidade total e o pH.
Gordura ou óleos na superfície da piscina Substâncias oleosas se espalham pelas paredes e superfície da piscina  Bronzeadores, suor dos banhistas e/ou fuligens  1-Utilizar BORDA CLEAN MULTCLOR para limpeza das bordas. Oxidação de choque com SOS SHOCK O² MULTCLOR/
2-Utilizar o ELIMINADOR DE OLEOSIDADE MULTCLOR regularmente
Excesso de espuma na água Superfície da piscina apresenta acumulo de bolhas  Excesso de material orgânico. Excesso de algicidas com quaternário. Utilização de limpa bordas espumantes  1-Oxidação de choque com SOS SHOCK O² MULTCLOR. Utilizar o ELIMINADOR DE OLEOSIDADE MULTCLOR
2-Manter o residual de cloro sempre de 1 a 3 ppm e aplicar semanalmente o SOS SHOCK O² MULTCLOR

Produtos químicos para o tratamento de piscinas são na maioria das vezes incompatíveis com vários outros produtos associados ao tratamento de piscinas. Portanto, é de grande importância seguir rigorosamente as instruções de transporte, manuseio e estocagem para prevenir situações de emergências como risco à vida, fogo ou explosão.

● Utilizar somente produtos destinados especificamente para piscinas e que contenham identificação do fabricante, registro do produto na ANVISA, instruções detalhadas de uso, data de fabricação, validade e informações de segurança.
● Ler atentamente todas as instruções contidas no rótulo antes de manusear o produto.
● Usar sempre luvas, máscara e óculos de proteção ao manusear produtos químicos.
● Armazenar os produtos químicos em suas embalagens originais fechadas, em local limpo, seco e fresco. Nunca armazenar produtos líquidos sobre ou ao lado de produtos sólidos.
● Em caso de vazamentos, limpar e ventilar a área imediatamente.
● Evitar contato de produtos concentrados com a pele e os olhos.
● Nunca misturar produtos químicos entre si. Pode causar FOGO E/OU EXPLOSÃO.
● Adicionar sempre o produto à água e nunca o contrário.
● Lavar os objetos e utensílios usados como medida, antes de reutilizá-los.
● Não reutilizar as embalagens vazias. Enxágue-as bem, antes de descartar.
● Não fume, nem produza chamas nas proximidades de produtos químicos.
● Lave sempre as mãos após manusear qualquer produto químico.
● Conservar fora do alcance de crianças e animais domésticos.

ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS

Em caso de ingestão acidental não provocar vômitos. Procure socorro médico levando a embalagem ou rótulo do produto ou consulte o Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) Tel.: (0800 – 014 8110). Em caso de inalação ou aspiração remova a pessoa para local arejado e se houver sinais de intoxicação chame socorro médico. Em caso de contato com a pele, lave as partes atingidas com água em abundância. Em caso de contato com os olhos, lave-os com água corrente em abundância durante 15 minutos e se persistir a irritação consulte um médico. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente.